Caminhada Emagrece? Quais são os benefícios para a saúde?

Fazer exercício é fundamental para melhorar a qualidade de vida e prevenir doenças. Por exemplo, a caminhada  emagrece e é um dos exercícios mais simples, completos e adequados para pessoas de todas as idades e com diferentes condições físicas, pois é uma atividade de baixo impacto.

caminhada emagrece

Além disso, caminhar é uma atividade simples e gratuita que você pode fazer sozinho ou na companhia e não necessita de equipamento especializado para fazer isso, com apenas alguns sapatos ou tênis confortáveis inicia-se a caminhada.

Os benefícios da caminhada são infinitos, sobretudo se há a bom passo e com ritmo. “É como mover a água retida de um rio, o sangue traz tanta energia e nutrientes para o corpo e os benefícios vão desde perder peso até prevenir um acidente vascular cerebral”, comenta médico Dr. Enrique Bernoldi.

Especialistas em saúde, afirmam que caminhar é uma das melhores formas de poder manter um bom estado de saúde. Explica que tem que haver uma estreita relação entre a nutrição e o exercício —nesse caso, a caminhada—. “Para ter um bom estilo de vida deve-se caminhar meia hora por dia e levar uma alimentação saudável que seja o mais baixa possível em gorduras saturadas, fast-food, refrigerantes e coisas adoçado”, aponta o especialista.

A caminhada emagrece e aumenta a massa muscular e o tônus muscular, o que ativa o metabolismo e, por isso, queimam mais calorias.

Dicas para Caminhar

  • Ao caminhar se cuide da postura. A volta deve estar bem ereta, com o abdômen recolhido, não curvar a cabeça, com o olhar à frente e mover os braços suavemente. “Não levar nada de peso ou carregar objetos desnecessários. Além disso, não esquecer de se hidratar, tomando um pouco de água”, explica o Dr Bernoldi em sua resenha sobre o quitoplan.
  • Antes e depois de fazer qualquer atividade física é importante o alongamento ou de alongamentos.
  • Em relação à caminhada, diz o doutor, seja na rua ou em uma máquina de esteira, deve começar lentamente e ir aumentando gradualmente a intensidade ou velocidade. Além disso, que isso vai depender se a pessoa realiza exercícios diariamente ou se apenas começando.
  • É importante usar sapatos ou tênis adequados, que não machuquem os pés e permitam realizar esta atividade, que é de baixo impacto, por que dificilmente pode lesionar articulações ou músculos.
  • Pode ser uma atividade intercalada, um minuto de caminhada normal ou suave, e três minutos de caminhada acelerada. Posteriormente, outra vez, lento e novamente caminhada acelerada. “Isso ajuda a acelerar o metabolismo”, diz o doutor.

BENEFÍCIOS DA CAMINHADA

Os especialistas explicam que existem múltiplos benefícios se realiza esta atividade diariamente. Saiba quais são alguns deles e faz a caminhada a sua rotina diária e saudável.

  1. Fortalece o coração: Andar pelo menos 30 minutos por dia reduz o risco de doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais até 27 por cento. Ao aumentar o ritmo cardíaco, esta prática favorece significativamente a saúde do coração.
  2. Previne a demência: A função cognitiva se vê melhorada com uma caminhada diária. Está comprovado que caminhar é uma forma de envelhecer de forma saudável e prevenir em 40% as chances de desenvolver demência, ajudando o cérebro a preservar a memória. As pessoas da terceira idade, reduzem o risco de complicações nos vasos cerebrais, diminuindo os riscos de demência senil, entre outras doenças.
  3. Aumenta as defesas: Caminhar cinco dias por semana, reduz em 43% as chances de ter um resfriado, de acordo com um estudo realizado na universidade de Harvard, no qual participaram mil homens e mulheres. Quem andou 20 minutos por dia, durante cinco dias por semana tinham 43% menos de constipações e gripes. Isso porque o exercício físico estimula a formação de glóbulos vermelhos (hemácias) e glóbulos brancos (leucócitos), os principais defensores de infecções no organismo.
  4. Diminui o estresse e a depressão: Caminhar durante 30 minutos por dia ajuda significativamente não só o corpo, mas também a mente ao evitar ou aliviar a depressão e melhorar o humor.
    O aumento da microcirculação alcançado com uma caminhada diária faz com que a mente produz outras substâncias químicas mais seguido. Essas substâncias geram novos estados de ânimo que produzirão mais otimismo e criatividade.
  5. Previne as doenças crônicas: Caminhar 140 minutos por semana pode reduzir o risco de diabetes em 58 por cento, de acordo com vários estudos. Assim, se você tem o hábito de caminhar, um estará menos propenso a diabetes tipo 2 e doenças respiratórias como a asma.
  6. Reduz o risco de contrair câncer: Caminhar com passo firme durante 20 minutos por dia reduz significativamente o risco de desenvolver câncer de cólon em 20 por cento, segundo a pesquisa. Isto se deve a que as caminhadas ajudam a acelerar a digestão, evitando o acúmulo de alimentos semi digeridos e matéria fecal, que podem causar inflamações. Além disso, ao melhorar a irrigação de todos os órgãos do corpo, o sistema de defesa do organismo funciona muito melhor.
  7. Ideal para os ossos: As mulheres na pós-menopausa devem adquirir este hábito, sem falta. Desta forma consegue-se uma maior densidade óssea, o que impede rachaduras, entre outros benefícios.

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