Como fazer cerveja artesanal

Nessa nova febre de cerveja artesanal é comum para os amantes e entendedores da bebida se perguntarem se não vale a pena tentar aprender a como fazer cerveja em casa.

Quem está cogitando começar a se aventurar como mestre cervejeiro por hobby encontra muitas informações sobre como fazer cerveja artesanal na Internet.

 

Muitos vídeos e tutoriais ensinam diferentes métodos de produção e maturação, além de indicarem os melhores equipamentos para se investir. Além disso existem cursos que vão te ajudar muito a produzir sua própria cerveja.

É bom pesquisar, adquirir noção, ler relatos e ter alguma experiência, já que existem tipos diferentes de kits e maquinários para a produção. Saiba como fazer cerveja da melhor maneira e comece a sua própria marca!

Como fazer cerveja artesanal?

Existem muitas maneiras de como fazer cerveja artesanal, e isso vai depender do seu investimento, seu maquinário e, é claro, da identidade da cerveja que você pretende criar.

É preciso ousar a medida que vai ganhando conhecimento, e ir observando os resultados até chegar no seu produto final. Além de um hobby divertido, pode acabar gerando lucro para você um dia.

Se estiver começando e for adquirir um kit, a produção é bem simples e traz bons resultados. Depois de ganhar experiência, pode começar aos pouco a aprender como fazer cerveja artesanal recorrendo aos lúpulos, extracto de malte e aroma. É a partir daí que você começa a criar mais conceito para a sua própria cerveja.

Chegará em um ponto em que você passará a projetar a sua cerveja desde o malte em grão, sabendo fazer todo o processo a partir da matéria prima.

Enquanto você está apenas começando, é bom saber que a produção da cerveja não será um processo lento, durando em média 8 horas, com mais uma semana para fermentar e dez dias para maturar.

O processo de criação

A moagem é o primeiro procedimento para o preparo da sua cerveja artesanal. O objetivo é quebrar o grão, expondo então o endosperma. É interessante manter a casca o mais intacta possível. A moagem não pode ser muito fina e nem muito grossa!

Após a moagem, é preciso preparar a água que será utilizada na cerveja. Ela precisa ser o mais neutra possível, sem nenhum cloro ou cheiro. Use água filtrada ou mineral. Conforme você começar a dominar a técnica, mais para frente, saberá mais sobre o PH da água e o que pode usar nela na hora do processo de criação, mas para um cervejeiro iniciante, basta cuidar para que a água esteja límpida, sem nenhum gosto ou aroma.

A quantidade de água deve variar de acordo com a quantidade desejada de cerveja a produzir, tal como o malte. Uma sugestão é utilizar 3 litros de água para 1 kg de malte.

O próximo processo, chamado brassagem, é o cozimento do malte na água, com variação de temperatura de acordo com o objetivo e grãos utilizados. Daí em diante vem a parte mais técnica, como o repouso, a sacarificação, inativação de enzimas e etc.

Todo esse procedimento é ensinado nas aulas de como fazer cerveja artesanal, e você pode inclusive aprender como autodidata, assistindo a videoaulas e fazendo pesquisas online.

É importante encontrar fornecedores de confiança para adquirir os ingredientes da produção, como o malte de cevada, lúpulo e fermento.

Calcule o seu custo e inicie a produção da cerveja artesanal como um hobby, sem fazer investimentos altos que precisam ser cobertos depressa, porque apenas a longo prazo é possível aprimorar a sua técnica e visar algum lucro.

Para ter mais dicas de como fazer cerveja artesanal, assim como divulgar e vender sua própria cerveja, assine nossa lista de e-mail e receba todos os nossos artigos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *